{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Portal de Notícias Canal do Sul", "url": "/", "logo": "/images/16646549850.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/canaldosull","https:\/\/www.instagram.com\/canaldosul\/"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Portal de Notícias Canal do Sul", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Geral", "item": "/ver-noticia/9/geral" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Governador Jorginho Mello entrega Balanço Geral de 2023 ao Tribunal de Contas do Estado" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/2245/governador-jorginho-mello-entrega-balanco-geral-de-2023-ao-tribunal-de-contas-do-estado#Website", "name" : "Governador Jorginho Mello entrega Balanço Geral de 2023 ao Tribunal de Contas do Estado", "description": "governador destacou aos conselheiros o compromisso da gestão com o equilíbrio das contas públicas", "image" : "/images/noticias/2245/09042253_thumbnail_.jpg", "url" : "/noticia/2245/governador-jorginho-mello-entrega-balanco-geral-de-2023-ao-tribunal-de-contas-do-estado" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/2245/governador-jorginho-mello-entrega-balanco-geral-de-2023-ao-tribunal-de-contas-do-estado#NewsMediaOrganization", "name": "Portal de Notícias Canal do Sul", "alternateName": "Portal de Notícias Canal do Sul", "url": "/", "logo": "", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/canaldosull","https:\/\/www.instagram.com\/canaldosul\/"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/2245/governador-jorginho-mello-entrega-balanco-geral-de-2023-ao-tribunal-de-contas-do-estado#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/2245/governador-jorginho-mello-entrega-balanco-geral-de-2023-ao-tribunal-de-contas-do-estado" }, "headline": "Governador Jorginho Mello entrega Balanço Geral de 2023 ao Tribunal de Contas do Estado", "description": "governador destacou aos conselheiros o compromisso da gestão com o equilíbrio das contas públicas", "image": ["/images/noticias/2245/09042253_thumbnail_.jpg"], "datePublished": "2024-04-09T08:20:30", "dateModified": "2024-04-09T08:20:30", "author": { "@type": "Person", "name": "CANAL DO SUL", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/2245/governador-jorginho-mello-entrega-balanco-geral-de-2023-ao-tribunal-de-contas-do-estado#Organization", "name": "Portal de Notícias Canal do Sul", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "" } } } ] }

Governador Jorginho Mello entrega Balanço Geral de 2023 ao Tribunal de Contas do Estado

governador destacou aos conselheiros o compromisso da gestão com o equilíbrio das contas públicas

09/04/2024 08h20 - Atualizado em 09/04/2024 às 08h20
 
 
 
O governador Jorginho Mello e o secretário Cleverson Siewert (Fazenda) entregaram ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) nesta segunda-feira, 8, o Balanço Geral de 2023: Santa Catarina, Feita por Pessoas. É o primeiro balanço com números que dizem respeito à atual gestão.

Prevista em lei, a publicação detalha a gestão orçamentária e financeira do Governo de Santa Catarina no ano ado. Cabe agora ao TCE analisar e julgar tecnicamente os dados, indicando à Assembleia Legislativa a aprovação ou a rejeição das contas. O relator será o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e o prazo para a conclusão do trabalho é de 60 dias a contar do recebimento do Balanço Geral do Estado. Acompanharam a entrega a diretora de Contabilidade e de Informações Fiscais, Graziela Luiza Meincheim, e o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari. Também esteve presente o consultor executivo da Fazenda, Julio Cesar Marcellino Jr.

No ato de entrega, o governador destacou aos conselheiros o compromisso da gestão com o equilíbrio das contas públicas, de modo que o Estado possa honrar suas obrigações e garantir os investimentos necessários nas obras, programas, políticas públicas e serviços que a população catarinense precisa. 

“Tivemos grandes desafios em 2023. Começamos nossa gestão com uma projeção de déficit de quase R$ 3 bilhões, mas conseguimos enfrentar as adversidades com muito trabalho, diálogo e cooperação. Temos a confiança de que, a partir da organização das contas realizadas no primeiro ano de governo, vamos ajudar Santa Catarina a seguir trilhando o caminho do progresso, da inovação e da qualidade de vida para os catarinenses”, destacou o governador.

O secretário Cleverson Siewert falou da importância da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF) da Fazenda no trabalho de reorganização das finanças estaduais. É papel da DCIF, apontou Siewert, garantir a qualidade dos dados contábeis de SC em relatórios que auxiliam a gestão com informações para a melhor tomada de decisão.

“O Balanço Geral do Estado é um exemplo da excelência em gestão e transparência das contas estaduais neste governo. Trata-se de um instrumento de informação indispensável não apenas para a istração, mas para todo cidadão interessado em consultar os dados e acompanhar a gestão pública. Os números apresentados e as realizações deste primeiro ano indicam que estamos no caminho certo para construir um futuro financeiro sustentável e com cada vez mais desenvolvimento para Santa Catarina”, analisou Siewert. 

Presidente do TCE, o conselheiro Herneus de Nadal reconheceu a importância da presença do governador no ato de entrega do Balanço e reforçou que o objetivo principal do Tribunal de Contas é realizar o controle externo e contribuir com a governança do Estado. “Procuramos estar abertos à conversa e ao diálogo para que a gente possa fazer, com a maior celeridade possível e dentro da legalidade, com que as obras cheguem à população, diminuindo as dificuldades e trazendo condições importantes para melhorar a qualidade de vida”, manifestou.

Informações de Agência Catarinense de Notícias

Notícias Relacionadas »