{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Portal de Notícias Canal do Sul", "url": "/", "logo": "/images/16646549850.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/canaldosull","https:\/\/www.instagram.com\/canaldosul\/"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Portal de Notícias Canal do Sul", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Geral", "item": "/ver-noticia/9/geral" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Indústria, comércio e serviços de Santa Catarina crescem acima da média nacional" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/3203/industria-comercio-servicos-santa-catarina-crescem-acima#Website", "name" : "Indústria, comércio e serviços de Santa Catarina crescem acima da média nacional", "description": "Dados apurados pelo IBGE mostram que a economia catarinense está aquecida em todos os setores e crescendo acima da média nacional.", "image" : "/images/noticias/3203/22043547_Eduardo-Va.jpg", "url" : "/noticia/3203/industria-comercio-servicos-santa-catarina-crescem-acima" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/3203/industria-comercio-servicos-santa-catarina-crescem-acima#NewsMediaOrganization", "name": "Portal de Notícias Canal do Sul", "alternateName": "Portal de Notícias Canal do Sul", "url": "/", "logo": "", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/canaldosull","https:\/\/www.instagram.com\/canaldosul\/"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/3203/industria-comercio-servicos-santa-catarina-crescem-acima#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/3203/industria-comercio-servicos-santa-catarina-crescem-acima" }, "headline": "Indústria, comércio e serviços de Santa Catarina crescem acima da média nacional", "description": "Dados apurados pelo IBGE mostram que a economia catarinense está aquecida em todos os setores e crescendo acima da média nacional.", "image": ["/images/noticias/3203/22043547_Eduardo-Va.jpg"], "datePublished": "2025-04-22T20:35:00", "dateModified": "2025-04-22T20:35:00", "author": { "@type": "Person", "name": "CANAL DO SUL", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/3203/industria-comercio-servicos-santa-catarina-crescem-acima#Organization", "name": "Portal de Notícias Canal do Sul", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "" } } } ] }
A economia de Santa Catarina segue aquecida e com os setores de indústria, comércio e serviços crescendo acima da média nacional. O desempenho positivo registrado no primeiro bimestre de 2025 reflete o aumento do investimento, a boa temporada de verão e a elevação do consumo, entre outros aspectos favoráveis à atividade econômica.
A produção industrial de Santa Catarina cresceu 7,6% em janeiro e fevereiro, conforme dados apurados pelo IBGE. Já a indústria brasileira, no mesmo período, avançou 1,4%. O bom momento do setor em Santa Catarina é puxado pela indústria da transformação, especialmente a fabricação de produtos de metal (21,1%) e de máquinas e equipamentos (20,2%).
“Santa Catarina tem só um 1% do território nacional, mas uma economia forte, dinâmica. Aqui tem muita gente que trabalha duro, e faz esse motor girar. E o Estado tem feito o dever de casa, incentivando o crescimento de todos os setores, como a indústria, o comércio e os serviços”, destaca o governador Jorginho Mello.
“A indústria catarinense a por um período de aumento da produção. Todos os 14 segmentos pesquisados pelo IBGE, desde a indústria têxtil, indústria pesada, de madeira, alimentos, todos tiveram desempenho positivo no primeiro bimestre. Isso é muito positivo porque mostra como nossa economia está aquecida”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Outro destaque econômico, o comércio varejista de Santa Catarina acumulou alta de 7,2% durante o primeiro bimestre de 2025, conforme os dados do IBGE. O setor registrou forte alta nas vendas de tecidos, vestuário e calçados (11,3%), móveis e eletrodomésticos (7,7%), supermercados (6,9%) bem como de artigos farmacêuticos (6,1%). Com o desempenho positivo, o percentual catarinense de 7,2% ficou bem acima da média nacional, que somou alta de 2,3% no mesmo período.
O setor de serviços de Santa Catarina também cresceu acima da média brasileira. Enquanto no país a alta foi de 2,6% em janeiro e fevereiro, no estado a elevação foi superior, de 4,5%. Os destaques do período em Santa Catarina foram os serviços prestados às famílias (12,2%) bem como os transportes (7,8%), conforme pesquisa do IBGE.
“O comércio e os serviços estão crescendo acima da média nacional porque as famílias estão consumindo mais. Isso é fruto do aumento da renda, que ultraou 14% em 2024. O Governo do Estado tem incentivado o aumento do investimento, da infraestrutura e da competitividade, o que impacta diretamente na geração de emprego e capacidade de consumo do cidadão catarinense”, explica o secretário Silvio Dreveck.
O aquecimento da economia impacta diretamente a geração de empregos em Santa Catarina. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado criou mais de 50 mil vagas formais durante o primeiro bimestre de 2025. Além disso, a taxa de desemprego no estado é de 2,7%, a menor em 10 anos.
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Santa Catarina conta atualmente com a oferta de mais de 9 mil vagas de emprego. As oportunidades são para pessoas com ou sem experiência, e há vagas para diversos setores, como vendas, transportes, produção industrial, agronegócio e supermercados.
fonte: Gov. de SC